Software Quali-Tool

Uma ferramenta gráfica-interativa para simulação da qualidade da água em ambientes lóticos - Autor: Prof. Dr. Marcio Ricardo Salla

A ferramenta computacional QUALI-TOOL permite a simulação da qualidade de água em ambiente lótico em escala local (apenas trechos de rio) e em escala de bacia hidrográfica com limitação de 15 tributários (afluentes) no rio principal. Foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa da área de recursos hídricos e saneamento ambiental do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

O objetivo principal no desenvolvimento desta ferramenta computacional é auxiliar alunos de graduação e pós-graduação das diversas áreas de conhecimento no entendimento dos processos físicos, químicos e biológicos dos diversos parâmetros de qualidade de água em ambiente natural lótico, considerando entradas pontuais e difusas de cargas poluidoras e retiradas pontuais consuntivas e não consuntivas. Esta primeira versão de QUALI-TOOL não considera a interação das águas superficiais com as subterrâneas.

O usuário define quais parâmetros de qualidade da água pretende modelar a partir da necessidade particular da área de estudo. Dependendo do nível de precisão requerido para os processos envolvidos, esta ferramenta computacional de uso livre tem potencial para aplicação em trabalhos técnicos de consultoria na área ambiental.

Central de Conteúdos