Conheça o Curso de Graduação em Engenharia Civil

Profissionais com sólida formação básica, generalista, humanista, crítica e reflexiva, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, identificar e resolver problemas, bem como buscar desenvolvimento profissional constante, exercendo uma prática de formação continuada.

O curso de Engenharia Civil é oferecido pela Faculdade de Engenharia Civil (FECIV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Seu início aconteceu no ano de 1971 e graduou sua primeira turma em 1975. O ingresso dava-se por meio de vestibular comum aos cursos das Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. A opção por um dos cursos era feita ao término do 4º período. Em 1990 foi realizado o primeiro vestibular específico para cada curso.

A criação do Curso foi importante para a região pelo fato de ser o único do ensino público, em uma área de abrangência com raio superior a trezentos quilômetros. A formação de um grande número de engenheiros, com boa formação técnica e conhecimento dos problemas locais, contribuiu para o desenvolvimento regional.

Desde a implantação do curso, toda a estrutura curricular foi elaborada visando à formação de um profissional eclético, ou seja, equilibrada em todas as áreas da engenharia civil. Tal fato permitiu aos egressos atuarem na profissão em suas diversas atribuições.

Com a aplicação do presente projeto pedagógico, além de manter a sólida formação básica, espera-se também que o profissional graduado apresente formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e seja capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, identificar e resolver problemas de forma ética e criativa, bem como buscar desenvolvimento profissional constante, exercendo uma prática de formação continuada.

As formas de ingresso no curso ocorrem no primeiro semestre de cada ano, pelo sistema Enem-SiSU e, no segundo semestre, pelo vestibular. Pelo SISU, a nota de corte para o curso foi de 763,63 no ano de 2016. Para o vestibular, a relação candidato/vaga para cada modalidade foi de: 9,33 para a Modalidade 1; 11,75 para a Modalidade 2; 8,50 para a Modalidade 3; 15,75 para a Modalidade 4; 22,45 para a Modalidade 4.

O curso conta, atualmente, com mais de 450 alunos matriculados. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado em 2014, o curso de Engenharia Civil obteve avaliação 4, sendo 5 a nota máxima.

 

Endereço para Correspondência
Faculdade de Engenharia Civil - FECIV
Av. João Naves de Ávila, 2121
Campus Santa Mônica - Bloco 1Y - CEP: 38400-902

 

Secretaria da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Civil
Jerônima Helena Arantes
cocec@ufu.br
(34) 3239-4138

 

Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Civil
Coordenadora - Vanessa Cristina de Castilho
cocec@ufu.br
(34) 3239-4094