Conheça a Faculdade de Engenharia Civil

NOSSA HISTÓRIA...

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi fundada em 1969. A alteração organizacional da UFU implicou na extinção dos Centros e na formação de Unidades Acadêmicas na forma de Faculdades, Escolas e Institutos. Nesta linha foi criada no ano de 1999 a Faculdade de Engenharia Civil (FECIV), cuja célula principal era o Departamento de Engenharia Civil (DEECI), portanto, o detentor da história desta Unidade Acadêmica.

O Departamento de Engenharia Civil, responsável pelo componente profissionalizante do Curso de Engenharia Civil, iniciou suas atividades em 1973, com poucos professores e enfrentando obstáculos como a inexistência de área construída para a implantação do Departamento e de seus laboratórios. O corpo docente foi sendo formado aos poucos, na medida em que os novos períodos do Curso eram implantados, sendo a maioria dos professores contratados em regime de tempo parcial.

Durante a primeira década de funcionamento, o DEECI dedicou-se quase que exclusivamente ao ensino da graduação, por dois motivos. O primeiro, devido ao perfil de seus professores que em sua maioria eram empresários da construção civil e seu regime de trabalho era em tempo parcial. O segundo, devido à demanda de alunos pelo curso de Engenharia Civil que durante algum tempo foi responsável por mais de 40% dos graduandos em engenharia na UFU. Neste período, existia grande número de alunos por disciplinas, tornando-se necessária a divisão em turmas menores aumentando, assim, a carga horária dos docentes.

Na segunda década do curso, devido aos problemas conjunturais que o país atravessou, a procura pelo curso de Engenharia Civil diminuiu. Neste período houve, também, uma alteração no perfil dos professores e o grupo começou a buscar a capacitação para, posteriormente, dedicar-se à pesquisa.

A partir do ano de 1992, já com o quadro docente com perfil mais acadêmico, iniciou-se um esforço concentrado na busca da qualificação, entendendo ser este o caminho para atingir os objetivos de um curso de excelência. Este esforço perdura até o atual momento, como exemplo são as pesquisas conjuntas e formalização de convênios, consolidados em programas de doutorado e pós-doutorado realizados no exterior. Em 2016, o corpo docente é constituído por mais de 80% de doutores. A busca pela qualificação docente é contínua e espera-se que, em breve, a totalidade do corpo docente seja integrada por professores doutores. Paralelamente à qualificação, com a aquisição de equipamentos para aulas práticas e pesquisas, houve uma expansão e adequação dos laboratórios. Atualmente a Faculdade de Engenharia Civil da UFU conta com nove laboratórios de ensino e pesquisa de graduação e de pós-graduação que também prestam serviços a entidades públicas e privadas.

Competências da unidade:
Veja as informações em Competências.

Ocupantes e cargos:
Veja as informações em
       Técnicos Administrativos
       Corpo docente

Legislação - consolidação das legislações dos órgãos superiores e unidades subordinadas:
Veja as informações em Legislação.

Endereço para Correspondência
Faculdade de Engenharia Civil – FECIV
Av. João Naves de Ávila, 2121
Campus Santa Mônica - Bloco 1Y - CEP: 38400-902