INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM TRANSPORTES

por João Paulo
Publicado: 18/08/2023 - 09:40
Última modificação: 18/08/2023 - 10:03

No dia 10 de agosto de 2023, o Professor Dr. Rogério Lemos Ribeiro, responsável pela disciplina “Infraestrutura de Estradas” da Faculdade de Engenharia Civil, liderou um grupo de 38 estudantes do curso de graduação - para participarem de um evento de destaque intitulado "Rodovias do Futuro", organizado pela ABCR em parceria com duas das mais importantes agências reguladoras de transportes do país, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Reguladora Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo (ARTESP).
O evento contou com a participação de autoridades como o Ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli, e o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outras. O evento ocorreu na cidade de São Paulo/SP.

O propósito central deste evento foi fomentar o conhecimento sobre as mais recentes inovações tecnológicas em prol dos usuários, bem como criar uma plataforma para compartilhar experiências de sucesso no âmbito das concessões rodoviárias. Durante o evento, diversos tópicos relevantes foram abordados, todos eles diretamente relacionados à Infraestrutura de Transportes e Concessões Rodoviárias.

“A participação dos discentes proporcionou uma oportunidade valiosa de aprimoramento do aprendizado, além de enriquecer o conhecimento dos discentes interessados nessa área” comentou o Professor Rogério Lemos Ribeiro.
Alguns dos temas em foco foram:

- Utilização de tecnologia e infraestrutura avançada;
- Monitoramento remoto com o emprego de drones;
- Aplicação de big data para inteligência nas concessões;
- Incorporação de hardware, software e inteligência artificial no monitoramento rodoviário;
- Estratégias inovadoras para prevenção de acidentes e controle de velocidade;
- Exploração das potencialidades de veículos elétricos e biocombustíveis;
- Integração de veículos autônomos nas operações rodoviárias;
- Adoção de tecnologias para enfrentar riscos climáticos nas estradas;
- Avanços em técnicas e materiais para pavimentação rodoviária, e muitos outros tópicos cruciais.

O evento, realizado das 9h às 20h, constituiu uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimentos e aprimoramento profissional.
“A rodovia do futuro é a rodovia viva, inteligente, sustentável, segura e com tecnologia”, comentou o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos.
A participação dos discentes e o docente contou com o apoio da Faculdade de Engenharia Civil, da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade  Federal de Uberlândia e da Agência Nacional dos Transportes Terrestres - ANTT.
Aqueles interessados em obter mais informações sobre o evento podem acessar o site oficial em: https://rodoviasdofuturo.com.br