Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Projeto Final de Curso (PFC), é obrigatório nos cursos de engenharia, constituem disciplinas especiais que permitem ao estudante demonstrar sua capacidade de criação, produção e elaboração de um trabalho teórico-prático, sintetizando e integrando os conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica, no tema específico de sua escolha.

A matrícula em TCC ou PFC somente poderá ser efetuada concomitantemente com as últimas disciplinas para a integralização do currículo. Antes de requerer sua matrícula, o estudante deve definir com o orientador sua inclusão no projeto que lhe interessa.

O TCC ou PFC, em função de suas características, pode ser apresentado em forma de monografia, relatório ou artigo. A disciplina é concluída com aprovação em defesa pública perante uma banca especialmente constituída.

A norma que regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso ou  Projeto Final de Curso é estabelecida pelo Colegiado do Curso.